Home»RMC»RMC: oito municípios recebem o selo VerdeAzul

RMC: oito municípios recebem o selo VerdeAzul

0
Shares
Pinterest Google+

Verde-Azul1

Oito cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) receberam, ontem, o selo de Município VerdeAzul, concedido pelo governo estadual e Secretaria Estadual de Meio Ambiente aos municípios considerados exemplos em gestão ambiental. Americana ficou na décima posição entre as cidades de todo o Estado e é a mais bem colocada entre os municípios da RMC.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, avaliando desempenho e ações em dez áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. As prefeituras com nota média acima de 80 recebem o prêmio Município VerdeAzul.
Americana, em primeiro entre as cidades da RMC, teve média de 94,49 pontos. Em seguida, aparecem Campinas (88,41), Santa Bárbara d’Oeste (87,21), Vinhedo (86,81), Jaguariúna (84,29), Itatiba (83), Indaiatuba (81,28) e Nova Odessa (80,78). A cidade da região que obteve a pior colocação foi Artur Nogueira, com média 4,72. Ao todo, 118 cidades foram certificadas no Estado de São Paulo.
“Essa é uma imensa conquista para a cidade (…), que demonstra o compromisso da administração com a preservação e recuperação ambiental”, enfatizou o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Vieira de Souza, o Bill (PSDB), em nota divulgada pela assessoria de imprensa.
O selo é um reconhecimento à boa gestão ambiental desenvolvida pelas cidades e garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o governo do Estado, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).
 
Municípios da RMC que receberam o selo VerdeAzul
 
10º Americana 94,49 pontos
46º Campinas 88,41 pontos
53º Santa Bárbara d’Oeste 87,21 pontos
56º Vinhedo 86,81 pontos
78º Jaguariúna 84,29 pontos
84º Itatiba 83,00 pontos
98º Indaiatuba 81,28 pontos
108º Nova Odessa 80,78 pontos

Fonte: Governo do Estado – Secretaria de Meio Ambiente

Previous post

Bob Dylan canta clássicos de Frank Sinatra em seu novo álbum

Next post

PIB na RMC cresce menos que média do Estado e País

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *