Home»Campinas»Seminário abre debate para elaboração do Novo Plano Diretor Estratégico

Seminário abre debate para elaboração do Novo Plano Diretor Estratégico

0
Shares
Pinterest Google+

acampinas

Com o objetivo de tornar público o início dos trabalhos de elaboração do novo Plano Diretor de Campinas, a SEPLAN convida a população para participar do Seminário “Novo Plano Diretor Estratégico –Reflexões Críticas”. O evento que ocorre nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 14h, no Salão Vermelho do Paço Municipal, abordará questões que deverão ser tratadas no novo Plano Diretor Estratégico.

Os temas serão apresentados pelos arquitetos e urbanistas Eduardo Nobre e Elisabete França, ambos com experiência nacional e internacional na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento urbano.

O Plano Diretor é o instrumento básico do processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano que deve nortear a ação dos agentes públicos e privados.

O Novo Plano Diretor Estratégico tem como objetivo central orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, o direito à cidade e à cidadania e a gestão democrática da cidade.

Para atingir esses objetivos é necessário fortalecer a participação popular nas decisões dos rumos da cidade.

Palestrantes

Eduardo Nobre é arquiteto, professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) na área de Planejamento Urbano e Regional do Departamento de Projeto, consultor na área de Planejamento Urbano e Regional, com experiência nacional e internacional, prestando assessoria na elaboração de planos, projetos e políticas públicas urbanas. Atua principalmente com os temas de planejamento urbano e regional, políticas públicas urbanas, legislação urbanística, processo de produção da cidade e desenho urbano.

A arquiteta Elisabete França é professora doutora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e no curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades, do núcleo de estudos USP Cidades (FAU-UFPR). Desde 2013 é sócia titular do Studio 2E Ideias Urbanas. Com experiência nacional e internacional, entre 2005 e 2012, foi superintendente de habitação popular da Secretaria de Habitação da Cidade de São Paulo, onde coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e vários programas habitacionais, com destaque para o Programa de Urbanização de Favelas da cidade de São Paulo que, em 2012, recebeu o Prêmio Scroll of Honours da UN-Habitat, bem como o Prêmio João Batista Vilanova Artigas, pela política habitacional desenvolvida pela Superintendência de Habitação Popular, na gestão 2005-2012.

Programação

14h30 – Mesa de Abertura

15h – Eduardo Nobre – Arquiteto e Urbanista

O Plano Diretor frente às transformações recentes na estruturação urbana”

15h45– Elisabete França –Arquiteta e Urbanista

O Plano Diretor e a integração entre habitação e infraestrutura”

16h30– Café

16h45– Debate

17h30- Encerramento

 

Previous post

Primeiras imagens de satélite sino-brasileiro retratam região de Búzios

Next post

Obelisco do Ibirapuera é restaurado e modernizado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *