Home»Geral»Com baixo registro de chuva, Cantareira cai 0,1 ponto porcentual

Com baixo registro de chuva, Cantareira cai 0,1 ponto porcentual

0
Shares
Pinterest Google+

Sistema opera com 8,7% da capacidade e chega à 17ª queda consecutiva

Represa do Rio Atibainha em Nazaré Paulista
Represa do Rio Atibainha em Nazaré Paulista

Com 1,4 milímetro de chuva sobre a região do Sistema Cantareira, o volume armazenado de água voltou a cair 0,1 ponto porcentual nesta segunda-feira, 1º de dezembro, de acordo com os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Hoje, o reservatório opera com 8,7% da sua capacidade, ante 8,8% do dia anterior. O cálculo já leva em conta os 105 bilhões de litros da segunda cota do volume morto.
Responsável por abastecer 6,5 milhões de habitantes da capital e Grande São Paulo, o Cantareira chegou ao 17º dia consecutivo de queda no nível de água. A última vez em que se manteve estável foi no dia 14 de novembro, quando tinha 10,8%. Nesse dia, o volume de chuva foi de 24,4 milímetros.

Já a última vez que a capacidade do Cantareira aumentou – com exceção dos dias em que as reservas técnicas foram acrescentadas no cálculo – foi há mais de sete meses, em 16 de abril. Na ocasião, o reservatório aumentou de 12% para 12,3% e havia chovido 27,1 milímetros sobre a região.

Desde que a segunda cota do volume morto foi incorporada, no dia 24 de outubro, o sistema já perdeu 4,9 pontos porcentuais da sua capacidade.

Outros reservatórios. Outros quatro mananciais também registraram queda nesta segunda. Enquanto o Guarapiranga perdeu 0,3 ponto porcentual do volume de água, o Alto Tietê caiu 0,1 ponto. O primeiro estava com 33,7% e passou para 33,4%. Já o segundo desceu de 5,7% para 5,6%.

Nenhum milímetro de chuva foi registrado nas últimas 24 horas nas regiões do Guarapiranga e Alto Tietê. Juntos, os dois reservatórios abastecem cerca de 9,4 milhões de pessoas.

Os sistemas Rio Claro e Rio Grande sofreram quedas de 0,5 e 0,3 ponto porcentual e operam com 31,6% e 63,5%, respectivamente. Já o Sistema Alto Cotia foi o único que se manteve estável, com 29,9%

Agência Estado

Previous post

Prefeito interino já governa Paulínia

Next post

Barão Geraldo voltou a ter policiamento com bicicletas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *