Home»Cultura»Show com a banda Tribo de Jah abre a “Semana Inclusiva” no Sesc Campinas

Show com a banda Tribo de Jah abre a “Semana Inclusiva” no Sesc Campinas

0
Shares
Pinterest Google+

Com mais de 30 anos de carreira e quatro músicos cegos, grupo lança o CD “Pedra Sabão”, com inscrições em braile. Apresentação no domingo (30), às 17h

69629

Para abrir a “Semana Inclusiva”, oSesc Campinas convida a banda de reggae Tribo de Jah, composta por quatro músicos cegos, que está lançando o CD “Pedra Sabão”, em uma apresentação neste domingo (30), às 17h, no Galpão Multiuso. 

A história da banda começou na Escola de Cegos do Maranhão, onde se conheceram os quatro músicos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho). Vivendo naquele lugar em regime de internato, eles começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente, passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado com covers de seresta, reggae e lambada.

Apelidado de “Jamaica Brasileira”, o Maranhão foi profundamente marcado pela cultura do reggae, abraçada pela grande massa principalmente a partir dos anos 80. Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir o seu som. Acumulando três décadas de carreira, com shows realizados em diferentes países das Américas, Europa, África e Ásia, a banda lança o CD inclusivo “Pedra Sabão”, com inscrições em braile.

Sobre a “Semana Inclusiva” 

Na programação especial da Semana, a unidade de Campinas oferece ainda um bate-papo sobre as relações entre cultura, lazer e as deficiências (dia 3, às 19h); uma vivência de Futebol de 5 (dia 3, às 19h); um festival de futsal com portadores de síndrome de Down (dia 4, às 19h); um festival de Xadrez Inclusivo (dia 6, às 13h); e uma sessão de Fit Especial, modalidade física voltada a cuidadores de deficientes (dia 2, às 14h, e dia 6, às 10h30). Com exceção do show, todas as atividades são gratuitas.

O evento é realizado nas unidades do Sesc São Paulo em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A “Semana Inclusiva” consiste em diversas apresentações, oficinas e atividades que estimulam o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiências, em ações culturais, esportivas e de lazer.

Programação da “Semana Inclusiva” no Sesc Campinas:

Show da banda Tribo de Jah
Local: Galpão Multiuso do Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270, bairro Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500
Data: 30 de novembro
Horário: 17h
Entrada: gratuita (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes), R$ 5 (estudantes, menores de 18 anos, servidor de escola pública, maiores de 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência) e R$ 10 (público em geral). Ingressos disponíveis para retirada gratuita e/ou venda na Central de Atendimento do Sesc.

02/12 – Diálogos sobre Cultura, Lazer e as deficiências: desafios e possibilidades 
Com Rodrigo Hübner Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes e mestre no tema “Gestão da Diversidade” pela Fundação Getúlio Vargas (SP). 
O Sesc Campinas convida frequentadores, educadores, gestores culturais e interessados para um diálogo a respeito da importância das atitudes inclusivas nos equipamentos culturais e espaços de lazer, bem como sobre os fatores envolvidos no acolhimento de pessoas com deficiência, tais como acesso aos conteúdos e abordagem.
Local: Sala de Atividades 5
Data: 2 de dezembro
Horário: das 19h às 21h
Participação: Vagas limitadas. Retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade

03/12 – apresentação e vivência “Futebol de 5”
Paratletas da Federação Paulista de Desportos para Cegos promovem apresentações de Futebol de 5 e convidam o público para a experiência de jogar futebol sem enxergar a bola nem o espaço do jogo.
Local: Quadra Externa
Data: 3 de dezembro
Horário: 19h
Participação: Inscrições no local da atividade com até 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas
Classificação indicativa: 12 anos 

04/12 – Festival de Futsal Down – APAEs
Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, o Sesc realiza um festival esportivo de futsal com crianças atendidas pelas unidades da Apae da região de Campinas. O público é convidado a acompanhar os jogos.
Local: Ginásio
Data: 4 de dezembro
Horário: 9h

06/12 – 3º Festival de Xadrez Inclusivo
Jogadores sem deficiência são convidados a competir com jogadores deficientes visuais. As partidas estimulam a convivência, são intergeracionais e abertas às pessoas interessadas de todas as idades.
Local: Ginásio
Data: 6 de dezembro
Horário: 13h
Participação: Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc

02 e 06/12 – Fit Especial: Atividade Física para Cuidadores e Crianças com Deficiência
Com a personal trainer Pamela Spanholeto. Atividade direcionada a adultos cuidadores acompanhados de crianças com deficiência motora, intelectual ou mobilidade reduzida a partir de 3 anos.
O Fit Especial é uma modalidade física e terapêutica que contribui para o desenvolvimento de crianças com deficiência e seus cuidadores. A atividade física conjunta oferece aos adultos cuidadores maior condicionamento físico, força e autoestima, ao mesmo tempo em que trabalha ritmo, atenção, estímulo sensorial e comunicação das crianças.
Local: Galpão Espaço de Brincar
Data: 2 e 6 de dezembro
Horário: terça, às 14h, e sábado, às 10h30
Participação: Vagas limitadas. Inscrições (independentes para cada um dos encontros) na Central de Atendimento do Sesc. Acompanhamento de um adulto por criança
Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Serviço:

Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270, bairro Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500

Previous post

Sem chuva, cai nível do Sistema Cantareira e do Guarapiranga

Next post

Paulínia terá prefeito interino

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *