Home»Cultura»Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta concertos gratuitos na RMC

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta concertos gratuitos na RMC

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta concertos gratuitos em cidades da Região Metropolitana de Campinas, como parte do projeto “Sinfônica Visita”, neste mês de agosto. No dia 15, às 20h, será em Itatiba, no Teatro Ralino Zambotto; no dia 16, às 20 horas, é a vez de Valinhos receber a Orquestra no “Centro de Cultura e Artes Adoniran Barbosa”. Os concertos serão regidos pelo maestro convidado Leandro Carvalho. Todas as apresentações serão gratuitas.

Além dos concertos na RMC, a Orquestra Sinfônica apresenta o mesmo programa no dia 17 de agosto, às 18h, na Praça João Amazonas, na região do Campo Grande, em Campinas.

Os destaques do programa de todas as apresentações são para as obras de um dos mais importantes compositores europeus, o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky e os brasileiros Cyro Pereira e Tiago Costa. O concerto será aberto com ‘Polonaise’ (polonesa), da ópera Eugene Onegin, de Tchaikovsky. Este estilo musical, na Polônia atual, ainda é considerado como música para dança de gala, o equivalente à dança de abertura dos bailes de formatura ou de debutante no Brasil.

Segue com Tchaikovsky, com a ‘Abertura – Fantasia’, do balé Romeu e Julieta. O programa encerra com obras de dois brasileiros de destaque; ‘Caymminiana’, uma coletânea das obras de Dorival Caymmi e ‘Só Sambas’, um pout pourri dos sambas mais conhecidos do grande público, com arranjos do maestro Cyro Pereira. A finalização é com a ‘Suíte de Frevos’ do compositor Tiago Costa.

Para Itatiba o programa se difere com a apresentação do ‘Concerto para Contrabaixo’ do austríaco Karl Ditters von Dittersdorf e tem a participação do contrabaixista da Sinfônica de Campinas, Daniel Danzi, como solista.

Leandro Carvalho

O regente é apontado como um dos dez artistas de maior importância na última década na música de orquestra no Brasil pela revista “Viva Música!”, uma das principais publicações do setor. O maestro Leandro é um dos fundadores da Orquestra do Estado de Mato Grosso’ na qual é o diretor artístico e regente principal.

Programa:

Tchaikovsky: ”Polonaise” (de Eugene Onegin)

Dittersdorf: ”Concerto para Contrabaixo”

Tchaikovsky: Romeo & Julieta ”Abertura Fantasia”

Cyro Pereira: ”Caymminiana”

Cyro Pereira: ”Só Sambas”

Tiago Costa: ”Suíte de frevos”

Regente: Leandro de Carvalho

Contrabaixo: Daniel Danzi (Itatiba)

Concerto Orquestra Sinfônica de Campinas

Praça João Amazonas – Campo Grande – Campinas

Data:17 de agosto

Horário: 18h

Local: Praça João Amazonas, Rua Cássio Soares, s/n, Parque Itajaí, região Campo Grande, Campinas.

 Todos os concertos têm entrada gratuita.

Post Anterior

Maitê Proença estrela “À Beira do Abismo me Cresceram Asas” em Campinas

Próximo Post

Concha Acústica do Taquaral recebe mais um show do projeto “Grandes Bandas Grandes”

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *