Home»Cultura»19º Congresso de Leitura do Brasil reúne várias atividades em Campinas

19º Congresso de Leitura do Brasil reúne várias atividades em Campinas

0
Shares
Pinterest Google+

Evento terá conferências, mesas-redondas e minicursos, além de Feira Cultural e Literária com programação cultural aberta ao público

O 19º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), promovido pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), será realizado no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, em Campinas, de 22 a 25 de julho. A programação inclui conferências, mesas-redondas e minicursos (com inscrições pagas), além de uma Feira Cultural e Literária com uma agenda intensa de atividades, que traz feira de livros, conversas com autores, oficinas, exposições, ciclo de cinema, lançamento de livros, entre outras atividades, com entrada gratuita.
Mais de 2.500 pessoas são esperadas para o evento. O Congresso começa oficialmente no dia 22 e a primeira conferência está marcada para 10h. As inscrições pela internet já se encerraram no dia 11 de julho. Ainda pode ser feito o credenciamento para as atividades que estiverem com vagas disponíveis. A inscrição custa R$ 190 e pode ser feita no início do evento. O credenciamento estará aberto a partir das 9h. Acesse o site do evento com informações gerais e programação completa.
O tema de 2014 é “Leituras sem Margens”, com a proposta de trabalhar com a margem da palavra. Segundo o coordenador do Cole, professor Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, a apresentação do congresso é uma brincadeira com o conceito de marginal: como a leitura poderia ser abordada sem uma delimitação precisa e como ela é transformada pelas práticas sociais. “A Terceira Margem do Rio”, em Guimarães Rosa, replicada por Caetano Veloso e Milton Nascimento, será lembrada durante o encontro rumo à palavra fora da palavra.
O Congresso, ainda de acordo com o coordenador, é mais centrado na leitura da palavra escrita e deve congregar no mesmo espaço livros e escritores. “Desde a 18ª edição, pensamos em articular a leitura com as artes, não somente com a literatura. Então nesse ano vamos trabalhar com sonoridades, performances, iconografia, imagens”, amplia. “Outra ideia é que vemos no Cole uma possibilidade de que ele se constitua um fórum privilegiado de leitura. Queremos criar um sentido público, amplo, não somente para as pessoas que vêm comprar livros, mas também para as que têm práticas de leitura desconhecidas.”

Feira Cultural e Literária do 19º Cole

A Feira Cultural e Literária do Cole terá intensa programação cultural e gratuita.
Na feira de livros, organizada pela Editora da Unicamp, haverá descontos na venda de centenas de títulos. A abertura ocorreu nesta segunda (21), um dia antes da abertura oficial do Cole. Além de livros com bons preços, haverá troca. Algumas editoras irão levar autores de livros para sessão de autógrafos. A feira contará com a apresentação do cartunista Laerte no dia 22, às 17h30, e da escritora Marina Colasanti no dia 24, às 16h30, entre outras. Também haverá a presença de autores que foram premiados no renomado Prêmio Jabuti, momento em que o público poderá interagir com eles.
Já a Feira Literária não envolve apenas a comercialização de livros. Contará com shows, performances, exposições, entre outras atividades, no Sesi, Sesc e na Unicamp (Ginásio e Casa do Lago). Veja a programação completa da Feira Cultural e Literária do 19º Cole.

Intervenções poéticas

O 19º Cole ainda convida os grupos Família Burg, Giralua Companhia de Arte e Passarinhê, todos de Campinas, que vão oferecer quatro intervenções poéticas em parceria com o Sesc. Eles promoveram uma Parada Literária ontem, 21, das 10h às 13h, na Praça Rui Barbosa, e se dividem em outras três ações no Ginásio da Unicamp: a Giralua no dia 22, às 16h30, a Passarinhê no dia 23, às 15h, e a Família Burg no dia 24, às 15h.

Serviço:

19º Congresso de Leitura do Brasil – Cole
Local: Ginásio da Unicamp. Rua Elis Regina, Cidade Universitária, Unicamp, Barão Geraldo – Campinas
Data: 22 a 25 de julho
Horário: a partir das 9h
Informações gerais: www.cole-alb.com.br

Previous post

Mortes e infecções por HIV, tuberculose e malária despencam em todo o mundo

Next post

Governo reduz impostos de mais 174 remédios

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *