Home»Cultura»Centro de Campinas será palco do grandioso espetáculo “PERCH: Uma Celebração de Voos e Quedas”

Centro de Campinas será palco do grandioso espetáculo “PERCH: Uma Celebração de Voos e Quedas”

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Apresentações vão ocorrer simultaneamente no Largo do Rosário e na Escócia, neste sábado (19) e domingo (20), às 17h15

Perch: Uma celebração de voos e quedas lume teatro campinas

A programação cultural que vai celebrar o aniversário de 240 anos de Campinas (14/07) traz diversas atrações na cidade neste fim de semana, dias 19 e 20 de julho. Entre elas o grandioso espetáculo “PERCH: Uma Celebração de Voos e Quedas”, um projeto artístico internacional, resultado de uma pesquisa em parceria dos coletivos de teatro LUME Teatro (Unicamp, Campinas), o Conflux (da Escócia) e o Legs on the Wall (da Austrália). Serão duas apresentações abertas ao público no Largo do Rosário, Centro de Campinas, no sábado e no domingo, às 17h15, com cerca de duas horas de duração. Simultaneamente, terá apresentação também em Glasgow, na Escócia. No Brasil, o projeto é realizado pelo LUME Teatro-Unicamp, pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e tem correalização do Sesc Campinas, além de diversos apoiadores e parceiros.
Uma grande estrutura para a apresentação está sendo montada no Centro de Campinas, afinal o espetáculo envolve cerca de 250 pessoas em diversas plataformas artísticas como música – com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp executando trilha sonora original – projeção de imagens, inserções ao vivo entre Brasil e Escócia, teatro e atrações circenses. Trechos do espetáculo foram apresentados na noite de quarta-feira (16) no Sesc Campinas para jornalistas e convidados (veja galeria de fotos abaixo).
Parte espetáculo musical, parte show multimídia, teatro ao ar livre e circo, o “PERCH” (que em inglês significa poleiro) povoa a imaginação do público com a presença de figuras exóticas e criaturas inspiradas em pássaros. “Temos um roteiro comum com Glasgow, com as cenas, performances de aéreos e músicas acontecendo ao mesmo tempo, se complementando e integrando os dois países”, explica Ricardo Puccetti, do LUME Teatro, diretor-geral do espetáculo no Brasil e na Escócia.

A música será um espetáculo à parte. No Brasil, o evento conta com a participação das duas orquestras que, juntas, executam a trilha composta pelo músico irlandês Stephen Deazley, sob a regência do maestro Victor Hugo Toro. A trilha é um dos pontos comuns que devem unir os dois países, e será executada também no espetáculo de Glasgow, pela National Youth Orchestras of Scotland’s Senior Orchestra. Personagens e cenas projetadas em telões nas praças intercalam as narrativas dos dois países durante a apresentação.  
O “espetáculo-piloto”, realizado em Campinas em outubro de 2013, como uma prévia do grande espetáculo que será apresentado agora, reuniu um público de mais de mil pessoas.

Concepção e realização

Do alto de um edifício, uma figura com um magnífico par de asas observa atentamente os transeuntes em sua correria pelas ruas da cidade. Embaixo, outros seres estranhos e espetaculares se juntam chamando a figura: ele vai voar ou cair? Saltar ou desabar? Segundo Puccetti, a perspectiva do espetáculo é de onde o pássaro vê o mundo, a idealização do voo, tanto no sentido real como metafórico para a transformação do indivíduo, da sociedade, da evolução da espécie. As performances aéreas dos artistas ainda buscam explorar a arquitetura da cidade. “O objetivo é criar experiências nas pessoas. Elas vão construir as próprias histórias”, disse.


Perch: uma celebração de voos e quedas lume teatro campinas

Para a realização de um projeto deste porte, foram contratados centenas de profissionais de diversas áreas. Somente no Brasil, além dos músicos das duas orquestras (que juntas somam quase 100 integrantes), 80 artistas formam cenas ao ar livre, bailarinos e acrobatas aéreos realizando performances nos prédios, sacadas, árvores e telhados, e estruturas customizadas para a realização de aéreos, equipes de audiovisual e projeções, cinegrafistas, sonoplastas, figurinistas, iluminadores, técnicos, produtores, diretores e equipe de apoio.
O processo criativo do espetáculo também foi aberto ao público. Por ser um Núcleo de Pesquisa da Unicamp, o Lume prioriza a formação de novos artistas e o contato com estudantes de artes cênicas, ministrando cursos e realizando demonstrações técnicas por todo o Brasil e em diversos países do mundo. Sendo assim, foram abertas 110 vagas para oficinas de atuação, atuação-produção, produção e figurinos realizadas com o Sesc Campinas no começo de julho e os participantes fizeram “oficina de imersão”, sendo incorporados à equipe que realiza o grande espetáculo.

Acessibilidade
O espetáculo ainda será acessível aos portadores de deficiências visuais, através de audiodescrição e tradução em libras, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

1aperchmaladireta

Serviço:

Espetáculo “PERCH – Uma Celebração de Voos e Quedas”
Local: Largo do Rosário, Centro – Campinas
Data: 19 e 20 de julho
Horário: 17h15
Entrada: gratuita

Post Anterior

Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos no Rio de Janeiro

Próximo Post

Eleições este ano terá voto em trânsito em Campinas

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *