Home»Geral»Evento de sustentabilidade vira palanque com longos discursos

Evento de sustentabilidade vira palanque com longos discursos

0
Shares
Pinterest Google+

Crise hídrica é mencionada na semana que Campinas evita racionamento de água

_DSC3612

por Cláudia Kojin

O Fórum Especial Brasil-Portugal realizado ontem no The Royal Palm Resort, o mesmo da seleção de Portugal, discutiu a sustentabilidade nas cidades da região metropolitana.

A Prefeitura de Campinas recepcionou o evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP) cujo objetivo era demonstrar a preocupação da cidade com a sustentabilidade, inovações e gestão por indicadores.

A crise hídrica foi um dos temas debatidos com especialistas. Assunto pertinente já que Campinas vive um momento crucial podendo racionar água em breve.

CLIMA DE ELEIÇÃO
Longos discursos dos políticos e autoridades estenderam a abertura atrasando a pauta. O tom político de abertura causou desconforto no público que aguardava as palestras e painéis técnicos com os especialistas convidados.
O prefeito Jonas Donizete apareceu ao evento com mais de uma hora de atraso. Em seu discurso, ele disse que Campinas será a segunda cidade a elaborar o primeiro relatório de sustentabilidade seguindo as diretrizes da ONG Global Report Intiative (GRI). A primeira é a cidade do Rio de Janeiro.
A intenção, segundo a Prefeitura, é tornar a cidade mais atrativa para novos investimentos. O fórum inclusive abriu espaço para a empresa MRV apresentar seus projetos e serviços.

_DSC3642 

CRISE HÍDRICA
A crise hídrica foi abordada nos painéis técnicos no mesmo dia em que é noticiada a liberação emergencial de mais água do Sistema Cantareira, evitando assim o racionamento em Campinas previsto para esta semana.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aumentou em 30% volume de água que as represas do sistema deixam correr rio abaixo para suprir queda abrupta do nível do Rio Atibaia – manancial que abastece 95% de Campinas. A Região Metropolitana de São Paulo usa 47% do Sistema Cantareira.
A queda abrupta no volume de água do Rio Atibaia será investigada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Sanasa.
O professor e secretário geral Conselho Nacional de Águas (CNA), Joaquim Poças Martins, um dos palestrantes convidados, destacou a importância de reservatórios municipais, políticas públicas e conscientização das pessoas que de a água é finita.

_DSC3683

AMYR KLINK
O atraso na programação não desestimulou o público e convidados para a palestra do expedicionário marítimo, velejador, economista e criador do Museu Nacional do Mar, Amyr Klink, que encerrou com maestria o fórum.
Oportunidades de mudança conceitual de vida e das relações com a natureza são os pontos de partida para a palestra do mundialmente conhecido velejador desbravador de mares, que somente com muita disciplina e respeito a natureza conseguiria vencer os obstáculos esperados e inesperados dos oceanos.

RESERVA DOM PEDRO
Paralelamente, ao anúncio do prefeito Jonas Donizete de assumir o compromisso de elaborar um relatório de sustentabilidade para Campinas, comunidade, entidades e sociedade civil organizada lutam para impedir que o megaempreendimento Reserva Dom Pedro seja instalado conforme projeto inicial e que sejam revistas ações e decisões quanto a legalidade do projeto. Eles também contestam a inconstitucionalidade do não entendimento do parecer do Comdema , desfavorável e laudo técnico da Cetesb para licença ambiental para o empreendimento. A licença prévia já foi autorizada recentemente pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Veja mais na matéria: “ Entidades devem ir à Justiça contra Reserva Dom Pedro”, de Cláudia Kojin. Acesse neste link: Entidades contra RDP

FRASE:

Desenvolvimento Sustentável é a capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, sem esgotar os recursos para o futuro”.

Essa declaração surgiu na Comissão Mundial sobre Meio ambiental e Desenvolvimento, criada para discutir e propor meios de equilibrar os objetivos, desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

Previous post

Brasil poderia elevar PIB em US$ 35 bi se fizesse uso inteligente do lixo, diz estudo

Next post

Eletrosul inaugura usina de energia solar para venda no mercado livre

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *