Home»Uncategorized»Inverno começa neste sábado e nova estação não deverá ser de frio intenso

Inverno começa neste sábado e nova estação não deverá ser de frio intenso

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

O outono está chegando ao fim e o inverno no Hemisfério Sul começa neste sábado (21) e vai até 22 de setembro.

BC58B2FEF1C640A7A96477C6D8BDCD45

Ana Cristina Campos – da Agência Brasil

Apesar das temperaturas baixas registradas nesses últimos dias, a previsão é que este ano o inverno não seja tão rigoroso quanto em 2013.

De acordo com a Somar Meteorologia, isto vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil. A previsão da Somar é de temperaturas mais elevadas que o normal na maior parte do país nos próximos meses.

A temperatura no Sul deverá ter mínima entre 6 graus Celsius (ºC) a 8ºC na serra de Santa Catarina e abaixo dos 6°C na Serra da Mantiqueira. Já a temperatura máxima deverá oscilar bastante, segundo a Somar. É a época em que haverá as maiores diferenças entre o Norte e o Sul do Brasil. Enquanto na Campanha Gaúcha e na Serra Catarinense a máxima não deverá chegar aos 18°C, entre o nordeste do Mato Grosso e o interior do Piauí é comum a temperatura chegar aos 35°C.

A previsão da Somar é que vai chover menos no Sudeste, e o nível do Sistema Cantareira só tenderá a cair. O inverno é uma estação de pouca chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Deverá chover acima da média na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Isso deve acontecer porque as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a Região Sul.

A sexta-feira (20) começou com temperaturas baixas na Região Sul e quebra de recordes de dia mais frio do em alguns municípios. Porto Alegre registrou 4,8ºC às 6h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Essa temperatura bateu os 5,6ºC registrados ontem (19) na capital gaúcha. Outras cidades que bateram recorde de frio no Rio Grande do Sul foram Quaraí, com -1,6ºC, e Santa Maria, -0,2ºC.

A menor temperatura de hoje no Brasil foi registrada em Urupema, no alto da serra catarinense, com -5,1ºC por conta de uma massa de ar polar. Ontem, a cidade registrou -7,7 ºC. O Sul também teve formação de nevoeiros nesta manhã em Pelotas (RS), Porto Alegre, Cascavel (PR), Criciúma (SC), Canoas (RS), Maringá (PR) e Santa Maria (RS).

Amanhã, a massa de ar polar vai começar a perder força, segundo o Climatempo. Mesmo assim, o dia ainda começa com geada fraca na Campanha Gaúcha e nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No domingo, a temperatura aumenta na região, mas no final do dia, no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná voltam a ocorrer pancadas de chuva.

Post Anterior

Rafael de Lima, músico campineiro premiado na cena internacional, rege big band na Concha Acústica do Taquaral, no próximo domingo (22)

Próximo Post

CMN amplia por um ano prazo para estados pegarem financiamentos

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *